Ponte suspensa
Suspension bridge
Uma ponte pênsil é um tipo de ponte suspensa por cabos que são sustentados por torres verticais. Essas pontes são conhecidas por sua estrutura leve e flexível, que permite atravessar grandes vãos sem a necessidade de pilares de suporte no centro. A primeira ponte pênsil conhecida foi construída na China, por volta de 200 a.C. As pontes pênseis são muito comuns em áreas montanhosas ou de difícil acesso, pois podem ser construídas em terrenos acidentados e vãos extensos. Elas são frequentemente utilizadas em áreas turísticas, como passarelas em parques naturais, pontes para pedestres em áreas urbanas e até mesmo em pontes para veículos. Alguns exemplos famosos de pontes pênseis incluem a Ponte Pênsil Capilano, em Vancouver, Canadá, a Ponte Pênsil Golden Gate, em São Francisco, Estados Unidos, e a Ponte Pênsil de Vitória, no Brasil. Essas estruturas impressionam pela sua beleza arquitetônica e engenharia inovadora.
Juan Carlo Olmo Breda comentou em 18/08/2016 às 22:52:15
Resposta para Ana Paula Rodrigues:
Ana Paula, segue publicação nas literaturas :
\"Conforme veremos neste capitulo, os cabos submetidos a uma carga uniformemente distribuída ao longo de seu comprimento (por exemplo, o peso próprio) assumirão uma configuração deformada dada por uma catenária; para os cabos submetidos à carga distribuída ao longo de seu vão (caso das pontes pênseis, onde o carregamento principal é dado pela ação do tabuleiro da ponte, pendurado no cabo), a configuraçáo deformada será dada por uma parábola do 2º grau.\"
(SUSSEKIND,1974, p.267).
Deixe seu comentário sobre esta definição e ajude-nos a aprimorar este dicionário. Fique à vontade para corrigir ou complementar o texto. Seu comentário é muito importante!
Cadastre seu e-mail no Gravatar para ter uma imagem no seu perfil.
Ana Paula Rodrigues comentou em 11/11/2015 às 17:57:06
Acredito que não forme uma parábola. Pelo que estou lendo, o certo seria uma curva catenária, que é bem parecida com uma parábola mesmo.
Responder