Saber-fazer. Conhecimento técnico, cultural e administrativo, concernente a dado processo de produção, operação ou procedimento.
Know-how é um termo para conhecimento prático sobre como realizar algo, em oposição ao "know-what" (fatos), "know-why" (ciência) ou "know-who" (comunicação). O know-how é frequentemente um conhecimento tácito , o que significa que é difícil transferi-lo para outra pessoa por meio de anotações ou verbalizações. Dubickis e Gaile-Sarkane (2017) afirmam que o desempenho da transferência de know-how é afetado pela precisão do objetivo declarado, ensino aplicado, métodos de aprendizagem e avaliação e características do ambiente interno e externo das partes interessadas envolvidas no processo. O oposto do conhecimento tácito é conhecimento explícito.
No contexto da propriedade industrial (agora geralmente vista como propriedade intelectual ou PI), o know-how é um componente na transferência de tecnologia em ambientes nacionais e internacionais, co-existentes ou separados de outros direitos de propriedade intelectual tais como patentes, marcas e direitos autorais e é um ativo econômico. Quando é transferido por si só, o know-how deve ser convertido em segredo comercial antes de ser transferido para um contrato legal.
Sinônimos
Saber-fazer
know-how
Buscas relacionadas
- diferença entre know-how e know-why
- o que significa saber o porquê know-why
- https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-know-how.html
Definição de Know-how por I.A.
"Know-how" é um termo utilizado nessas áreas para se referir ao conhecimento prático e especializado adquirido por profissionais ao longo de suas carreiras. Esse conhecimento inclui técnicas, processos, métodos e habilidades específicas necessárias para o desenvolvimento e execução de projetos de engenharia civil, arquitetura e construção. O "know-how" é essencial para garantir a eficiência, qualidade e segurança dos projetos, bem como para solucionar problemas e desafios que possam surgir durante a execução das obras.