A junção invertida de redução é uma conexão hidráulica utilizada em instalações prediais de esgotos.
A principal aplicação da junção invertida de redução, em uma instalação de esgoto, é formar o cavalete de ventilação, sendo especificamente usada na interligação da coluna de ventilação ao tubo de queda.
Esta junção é "invertida" justamente para impedir que os esgotos, que descem por gravidade, acessem a coluna de ventilação.
A "redução" é necessária quando o tubo de ventilação é de menor diâmetro que o tubo de queda, o que, normalmente é observado na prática.
O que difere a junção invertida da junção simples é que, a última, pode ser usada tanto na vertical como na horizontal, para coletar dois fluxos de esgoto de canalizações que se interligam a 45°C.
Tema associado
Dicionário sobre Instalações hidráulicas
Buscas relacionadas
- junção invertida 50x50
- a principal aplicação da junção invertida em uma instalação de esgoto é
- junção invertida 100x50
- diferença entre junção simples e junção invertida
- junção invertida 100x100
Definição de Junção invertida de redução por I.A.
A junção invertida de redução é um tipo de conexão utilizada em instalações hidráulicas para unir tubulações de diâmetros diferentes. Ela consiste em uma peça que possui um lado com uma extremidade de diâmetro maior e o outro lado com uma extremidade de diâmetro menor, permitindo a conexão entre tubos de diferentes tamanhos. Essa junção é frequentemente utilizada em sistemas de água e esgoto para ajustar o fluxo de líquidos e direcionar o encanamento de forma adequada.
Jivago Nascimento comentou em 16/05/2018 às 12:37:01
Mas o que seria exatamente o cavalete de ventilação?
Responder