Proctor compaction test
O ensaio de compactação Proctor é uma técnica utilizada para determinar a densidade máxima que um solo pode atingir sob determinadas condições de compactação. Esse ensaio consiste em compactar uma amostra de solo em camadas, utilizando um martelo padronizado e um molde específico, e medir a densidade resultante. Com base nos resultados obtidos, é possível determinar a umidade ótima de compactação e a densidade máxima do solo, informações essenciais para projetos de engenharia civil, arquitetura e construção.
Alberto Kanuku comentou em 02/12/2015 às 18:10:57
Foi muito importante este artigo,foi capaz de resolver minhas dúvidas relativas a este processo.
Fernando comentou em 11/03/2016 às 20:55:22
Muito bem. Podiam falar mais sobre cada nível de compactação.
sandoval junqueira comentou em 28/05/2017 às 01:03:13
Gostaria de saber quando se usa o proctor modificado em vez do normal?
Grato!
E-Civil comentou em 06/06/2017 às 08:47:09
Resposta para sandoval junqueira:
O ensaio proctor normal geralmente se utilizam para obras que não exigem muita pressão; em outras palavras, com capacidade de resistência não muito alta. Ao contrário, o proctor modificado tem a capacidade de suportar resistências altas, por exemplo, o trânsito de caminhões de carga pesada por uma avenida, neste caso esta pista irá requerer maior resistência. Basicamente esta é a diferença entre usar um ou outro. Normalmente usam-se os dois nesses casos extremos e faz-se comparações. Um abraço
Deixe seu comentário sobre esta definição e ajude-nos a aprimorar este dicionário. Fique à vontade para corrigir ou complementar o texto. Seu comentário é muito importante!
Cadastre seu e-mail no Gravatar para ter uma imagem no seu perfil.
Freitas comentou em 29/11/2015 às 22:11:48
Ótimo trabalho...me ajudou bastante...
Responder