O cimento aluminoso é um aglomerante hidráulico cujo componente principal é o aluminato de cálcio. É obtido pelo cozimento do calcário com a bauxita ou alumina, de modo a apresentar um teor de óxido de alumínio na faixa de 40% a 80%. O cimento aluminoso tem a capacidade de resistir aos sulfatos da água do mar e do solo além de resistir muito bem à ambientes ácidos.
Devido ao seu custo relativamente elevado, cimentos aluminosos são utilizados em uma série de aplicações restritas, em que o desempenho alcançados justificam os custos, tais como:
- Em concretos, onde o desenvolvimento de força rápida é necessária, mesmo em baixas temperaturas;
- Como um revestimento protetor contra a corrosão microbiana tal como nas obras de infraestrutura de esgotos;
- Em concretos refractários, onde a força é necessária à altas temperaturas;
- Como componente em argamassas, onde algumas propriedades são especiais requeridas, como; o desenvolvimento de força ultra-rápida e expansão controlada;
- Em redes de canalização, etc.
Sinônimos
Cimento de aluminato de cálcio
Aluminous cement
Buscas relacionadas
- como obtese o cimento aluminoso
- qual e a constituicao do cimento aluminosos
- cimentos aluminosos
- cimento aluminoso
- cimento luminoso
Definição de Cimento aluminoso por I.A.
O cimento aluminoso é um tipo de cimento de alta resistência que contém uma alta proporção de alumina (entre 40% e 70%) em sua composição. Ele é conhecido por sua rápida resistência inicial e alta resistência a altas temperaturas, sendo amplamente utilizado em aplicações industriais e em ambientes com exposição a altas temperaturas, como fornos, chaminés e revestimentos de caldeiras. Além disso, o cimento aluminoso também é utilizado em reparos de concreto, revestimento de pisos industriais e em situações onde é necessário uma rápida liberação da área para uso.