É um tipo de barragem exclusivamente destinada a receber e reter resíduos sólidos e líquidos resultantes de uma atividade de mineração, evitando assim, que tais resíduos ocasionem maiores danos ambientais se descartados livremente no meio ambiente, o que poderia contaminar o solo, rios, lagos e águas subterrâneas.
O conteúdo dos rejeitos depositados neste tipo de barragem variam conforme o tipo de minério explorado e forma de extração. Na maioria dos casos os rejeitos são compostos por materiais de granulometria muito fina como as argilas e siltes, que ficam em suspensão na água e são responsáveis pela apresentação lamacenta do rejeito, e as areias, de granulometria mais grossa, que se depositam ao fundo da barragem.
As barragens de rejeitos, na ocasião de um rompimento, têm grande potencial destrutivo se comparado à uma barragem comum, visto que, o material retido tem em média três vezes a densidade da água, causando destruição em massa com grandes perdas humanitárias, econômicas e ambiental.
Tailings dam
Buscas relacionadas
- barragem de rejeitos samarco
- o que é uma barragem de rejeitos de minério de ferro
- elementos estruturais de uma barragem de rejeitos
-
funcionamento de uma barragem de rejeitos
- ruptura de barragem de rejeitos
Definição de Barragem de rejeitos por I.A.
Uma barragem de rejeitos é uma estrutura construída para conter os resíduos sólidos provenientes de processos industriais ou mineração. Esses resíduos, também conhecidos como rejeitos, são armazenados de forma segura na barragem para evitar impactos ambientais negativos, como contaminação do solo e da água. A barragem de rejeitos é projetada e construída levando em consideração diversos fatores, como a estabilidade da estrutura, a impermeabilização do solo, a capacidade de armazenamento dos rejeitos e a prevenção de vazamentos.