Placa de cerâmica polida e vidrada, geralmente, quadrada, de pequena espessura e em diversas cores. O azulejo é geralmente usado em grande número como elemento associado à arquitetura em revestimento de superfícies interiores ou exteriores ou como elemento decorativo isolado.
A origem do azulejo remonta aos povos babilónicos. Com os árabes, os azulejos ganharam maior difusão, marcando fortemente a arquitetura moura na Península Ibérica. Originalmente, os azulejos apresentavam relevos, característica que sobrevive até hoje.
As dimensões mais usuais dos azulejos são: 15x15 cm e às vezes 10x10 cm, ou em formato retangular.
O assentamento dos azulejos pode ser em argamassa de cimento e areia, traço 1:6 em volume, ou aplicado diretamente sobre o emboço com pasta de cimento ou cola epóxica. Antes da aplicação, o azulejo deve estar chapiscado com argamassa de cimento e areia, traço 1:3 em volume e depois mergulhado na água durante 24 horas para saturação.
Sinônimos
Ladrilho.
Tile
Buscas relacionadas
- difinicao d azulejo
- o que é azulejo?
- um azulejo geralmente tem a forma de um
- o que é azulejo
- o que
Definição de Azulejo por I.A.
Azulejo é uma peça cerâmica utilizada para revestimento de paredes, pisos e tetos, comumente utilizada em áreas molhadas como banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Geralmente é feito de cerâmica esmaltada e possui diversas cores e desenhos, sendo muito utilizado para decorar ambientes internos e externos. Na engenharia civil, arquitetura e construção, o azulejo é uma peça fundamental para o acabamento e decoração de ambientes, além de proporcionar proteção contra umidade e facilitar a limpeza e manutenção dos locais revestidos.
filipa manteiga comentou em 24/03/2017 às 10:06:02
obg gostei muito senhoras e senhores
Responder