Dicionário sobre Instalações elétricas pedriais
O aterramento elétrico é um sistema de proteção em instalações elétricas que consiste na conexão de um condutor condutor de proteção a uma haste de aterramento enterrada no solo ou a uma malha de terra. Esse sistema tem como objetivo desviar para o solo as correntes elétricas que possam surgir em casos de curto-circuito ou descargas atmosféricas, garantindo a segurança das pessoas e equipamentos. Além disso, o aterramento também serve para equalizar as diferenças de potencial elétrico entre os diversos componentes de um sistema elétrico, reduzindo o risco de choques elétricos e danos aos equipamentos.
Deixe seu comentário sobre esta definição e ajude-nos a aprimorar este dicionário. Fique à vontade para corrigir ou complementar o texto. Seu comentário é muito importante!
Cadastre seu e-mail no Gravatar para ter uma imagem no seu perfil.
Jacinto Mendonça comentou em 03/05/2016 às 10:45:28
É impressionante a forma como as correntes de fuga são descarregadas pela terra, até parece que a corrente pensa como os humanos. Se submetermos dois caminhos para a corrente ele vai percorrer sempre pelo caminho que tem menos oposição, nunca pelo mais próximo, só se for o único caminho neste caso. Só peço que os colegas de profissão saibam realmente a utilidade do terra de proteção é muitíssimo importante. Disponível para qualquer esclarecimento concernente o assunto.
Responder