Peça de barro cozido usada na alvenaria. Tem forma de paralelepípedo retangular com espessura igual a metade da largura, que, por sua vez, é igual a metade do comprimento. Os tijolos são produzidos em todas as regiões do país, por processos que vão do mais rude empirismo aos mais evoluídos mecanicamente. Por este processo, a pasta de barro, depois de convenientemente amassada, é moldada por extrusão, cuja fieira contínua é cortada no comprimento desejado. Os tijolos são secos á sombra ou artificialmente, antes do cozimento que é feito em fornos intermitentes e contínuos. Deste modo desenvolveram-se formas mais aperfeiçoadas para o produto e melhoraram sua qualidade. Os tijolos devem ser leves, resistentes e de fácil manejo. São aplicados nos edifícios para a construção das alvenarias das paredes divisórias e de fachadas, representando cerca de 15% do valor total da construção. Nas pequenas construções, os tijolos funcionam como elemento de sustentação do teto e cobertura.
A NBR-7170 especifica a resistência à compressão para cada tipo de tijolos em duas categorias, estabelecendo o valor mínimo individual e o valor médio.
Sinônimos
Bloco de alvenaria
Brick
Buscas relacionadas
- nbr do tijolo de vidro
- definição de tijolos
- casa de tijolo bloco ceramico
- o que são tijolo
- fazendo coluna com tijolo furado
Definição de Tijolo por I.A.
Em engenharia civil, arquitetura e construção, um tijolo é um bloco retangular de material cerâmico usado principalmente na construção de paredes e outras estruturas de edifícios. Os tijolos são geralmente feitos de argila cozida, mas também podem ser feitos de concreto, cimento, pedra ou outros materiais. Eles são empilhados e unidos com argamassa para formar paredes sólidas e duráveis. Os tijolos vêm em uma variedade de tamanhos, formas e cores para atender às necessidades estéticas e estruturais de um projeto de construção.