Em engenhharia civil, arquitetura ou construção, a junta é a separação entre dois elementos de uma estrutura, como por exemplo entre duas lajes, entre dois blocos de concreto, entre diferentes materiais de revestimento, etc. As juntas são projetadas para permitir a movimentação dos elementos estruturais devido a variações térmicas, de umidade, assentamento, entre outros fatores, garantindo assim a integridade e durabilidade da estrutura. As juntas podem ser de diferentes tipos, como juntas de dilatação, juntas de movimentação, juntas de retração, entre outras. Elas também podem ser seladas com materiais específicos para evitar infiltrações de água e outros problemas. As juntas são fundamentais para garantir a segurança e funcionalidade das estruturas, pois sem elas poderiam ocorrer fissuras, trincas, deslocamentos e até mesmo colapsos. Por isso, é importante que sejam projetadas e executadas corretamente, de acordo com as normas técnicas e especificações dos materiais utilizados.
Deixe seu comentário sobre esta definição e ajude-nos a aprimorar este dicionário. Fique à vontade para corrigir ou complementar o texto. Seu comentário é muito importante!
Cadastre seu e-mail no Gravatar para ter uma imagem no seu perfil.
Ângela comentou em 25/10/2017 às 16:04:14
Queria saber se existe denominação para as juntas dos tijolos cerâmicos em português. Em espanhol a junta horizontal é \"tendel\" e a vertical é \"llaga\". Estava a traduzir e não encontro.
Muito obrigada
Responder