A "eira" é a parte superior e inclinada de um telhado, também conhecida como beiral ou beirado. Geralmente é utilizada para cobrir e proteger a estrutura do telhado e também para garantir a estanqueidade do mesmo. Alguns tipos de telhados, como o telhado colonial, possuem uma eira mais larga, que pode servir como um espaço de circulação ou até mesmo para armazenamento de objetos. Já em telhados mais modernos, a eira é mais estreita e serve principalmente para proteger a estrutura do telhado da ação do tempo. A eira também pode ser decorada com elementos arquitetônicos, como telhas especiais, calhas ou ornamentos, conferindo um charme e personalidade ao telhado. Em algumas regiões, a largura da eira pode variar de acordo com o estilo arquitetônico local.
Deixe seu comentário sobre esta definição e ajude-nos a aprimorar este dicionário. Fique à vontade para corrigir ou complementar o texto. Seu comentário é muito importante!
Cadastre seu e-mail no Gravatar para ter uma imagem no seu perfil.
jose claudio de felippe comentou em 04/03/2016 às 22:31:57
Acabamento, geralmente feito de telhas sobre as janelas, propiciando maior proteção com relação as águas pluviais. Era tido antigamente como nível de riqueza do morador. Dizia o ditado: Fulano não tem eira nem beira(ou beiral), que era também proteção do telhado das águas pluviais.
Responder