areia, pedra, brita
aggregate
Em engenharia civil, arquitetura e construção, o termo "agregado" refere-se a materiais como areia, pedra britada, cascalho, escória, entre outros, que são utilizados na produção de concretos, argamassas e outros materiais de construção. Esses materiais são misturados com cimento, água e aditivos para formar os elementos estruturais de uma edificação, como lajes, vigas, pilares, entre outros. Os agregados têm a função de preencher os vazios entre as partículas de cimento, garantindo a resistência e durabilidade dos materiais de construção.
Deixe seu comentário sobre esta definição e ajude-nos a aprimorar este dicionário. Fique à vontade para corrigir ou complementar o texto. Seu comentário é muito importante!
Cadastre seu e-mail no Gravatar para ter uma imagem no seu perfil.
E-Civil comentou em 02/03/2016 às 03:08:22
Agregados de Construção Civil são materiais com forma e volume aleatórios detentores de dimensões e propriedades adequadas para a elaboração de concreto e argamassa na construção civil. Têm um custo relativamente reduzido, sendo este um dos motivos para a sua utilização. Os agregados com emprego constante na construção civil são a areia e a brita.
A denominação agregado tem substituído o termo inerte, utilizado anteriormente por acreditar-se que esses materiais não tomavam parte nas reações de pega e endurecimento do cimento. Atualmente, sabe-se que eles podem influenciar nessas transformações, haja vista que têm propriedades influentes nesse caso, dentre as quais absorção, densidade e dureza, embora essa reatividade seja praticamente nula.
Responder